GUIA: Instalando Drivers Sem CD

Você vai formatar seu computador e está sem o CD de drivers que acompanha a placa-mãe?
Não precisa entrar em desespero, neste guia, irei mostrar o passo-a-passo de como baixar e instalar os drivers que você necessita.
Inicialmente, vamos verificar de quais drivers seu sistema está necessitando, para isso, dê um clique com o botão direito no ícone “Meu computador”, que deve estar na área de trabalho ou no menu iniciar.
Entre em “Propriedades”, clique na aba “Hardware” e depois no botão “Gerenciador de Dispositivos”
Uma tela como a seguir lhe deve ser apresentada:
parte1

Todos os itens que estão com um ponto de interrogação ou exclamação são os dispositivos que estão sem drivers, logo, eles devem estar utilizando um driver genérico do windows (fazendo com que a sua performance seja diminuida) ou que ele simplesmente não funcione.
No caso do computador da foto acima, ele está necessitando do driver da placa de rede.
Mas observe, o Windows nos identificou que estamos necessitando do driver da placa de internet, mas… qual a nossa placa de internet?
Para resolver o nosso problema, existem vários programas, mas sem dúvida, o que melhor resolve nosso problema é o Everest, ele identificará praticamente todos os componentes do PC.
Para baixá-lo, entre aqui.
Ao executá-lo, teremos duas maneiras de descobrir os drivers. A primeira, é pelo “Chipset”, e a segunda, pelos “Dispositivos PCI”. Nas imagens abaixo podemos verificar as duas maneiras:
everest1

everest2
Na primeira imagem, verificamos o modelo do chipset, que no caso seria um i945GC, se formos procurar no site da Intel (fabricante do chipset) por i945GC seremos levados a esta página com os drivers para a placa.
Agora, se procurarmos pelo dispositivo PCI seremos mais específico. Ao procurar “Download driver rtl8139“, será retornado dezenas de links para baixarmos o driver da placa ethernet (rede) de nossa placa mãe.
No caso, foi usado o driver de um dispositivo Ethernet, mas ele poderá ser usado por qualquer tipo de dispositivo.
Em driver de dispositivos multimídia (audio), poderá ser pedido um codec para a instalação correta do driver de som. A versão do codec adequada pode ser verificada em “South Bridge”, na guia “Chipsets”.

Para uma instalação de drivers, o valor a ser cobrado do cliente pode variar entre R$10,00 à R$30,00, conforme a quantidade e a dificuldade de achar os drivers.
Se vocês está formatando o computador, recomendo não cobrar a instalação dos drivers.

Espero ter ajudado a todos que necessitam descobrir o modelo do driver necessário e não descobriram a maneira de como fazê-lo.
Abraços!

28 Respostas

  1. [...] Se o player de música exibir uma mensagem de que não há dispositivos de som instalados no sistema, verifique se os drivers estão instalados corretamente. Caso não saiba verificar os drivers, utilize este guia. [...]

  2. olá….
    muito obrigado amigo!
    esse teu tutorial tá perfeito…
    por coincidência o meu problema estava contido neste teu exemplo.
    abraço

  3. Mas como eu vou baixar tal programa se sem o drive eu nao consigo acessar a internet?

  4. Por isso você deve gravar um CD com os drivers antes da instalação, ou acessar a net através de um LiveCD linux, salvando o instalador do driver na partição windows, e depois ésó dar boot no PC que o driver vai estar lá…

    Abraços!

  5. eduardo, estou criando um tópico na série Help-Desk para responder sua pergunta.

  6. [...] Postado no 13 13UTC Janeiro 13UTC 2009 por gknedo Para responder a dúvida do nosso leitor Eduardo, estou criando este post. Este post visa os cuidados que temos que ter ao formatar um computador [...]

  7. Cara, eu to até cansado disso, to precisando de ajuda =x

    no meu “gerenciador de dispositivos” tem um hardware que ta em drive (com a interrogação amarela), o nome ta como “Dispositivo PCI”, tentei usar o Everest pra ver qual hardware era praeu baixar um driver, mais nem o Everest sabe identificar, e o CD-rom da placa mãe não tem os drivers para esse dispositivo e não tem aquela opçao “conectar-se ao microsoft update para procurar pelo drive” que alguns hardwares tem, como eu faço pra descobrir o que é isso?

    por favor me ajudem

  8. e como é que vou entrar na net ? se o modem da placa se instala com o cd !
    abração

  9. PÓ EU Ñ COMSIGO ACHAR O DRIVER DE
    SOM COMO EU FAÇO ELE E UM NEO PC
    PLACA MÃE E
    GA-VM800PMC
    VIA VT1616B/VT1618 @ VIA AC’97

  10. eu ñ comsigo instala o meu drive de audio e eu ñ to com cd me ajuda

  11. Cara vc me ajuda mt… Muito obrigado

    flws

  12. Nao conseguir instalar placa de audio…. por favor me ajuda cara

  13. to com um pc aqi da positivo ele veio sem o cd da placa mãe ae num tem como instalar os drivers .. ele era linux
    mas ja coloqei xp..mas to sem os dispositivos da placa instalados placa mãe é msi modelo ms7529090 tbm podendo ser ms7529050.. será que posso baixar pela net?
    vc tem alguma recomendação pra me falar aew..
    ajuda vlw
    obrigado

  14. POW MANO TIPO TO BAIXANDO O DRIVER DE SOM E EXTRAINDO NA MORAL E NA HORA DE INSTALAR ELE DÁ PAL Q Q EU FAÇO?

  15. O meu problema eh o mesmo do pessoal acima… o computador ta sem conexao a internet/rede…

    portanto nao tenho como baixar nada da internet… (tambem to sem nenhum Linux Live na mao :( )

    que raiva viu…

  16. O la gostaria da ajuda de vocês tenho um Driver de dvds da LG mais nao tenho o cd de instalação como faço para estalar?

  17. OLA GENTE , ME AJUDEM POR FAVOR , EU REMOVI VARIOS PROGRAMAS DO MEU PC PARA TER + ESPAÇO E RAPIDEZ NA EPOCA NÃO ME FAZIAM FALTA MAIS AGORA FAZEM E PRINCIPALMENTE O AUDIO . APARECE A IMAGEM MAIS O PC E MUDO. EU LEMBRO QUE REMOVI DIRECTX MAIS NÃO CONSIGO INSTALAR DE NOVO POR QUE O PC PEDE E UM PROGRAMA +ATUAL ( E MEU ESPOSO ME ENCHE O SACO) ME AJUDEM A RESOLVAR ISSO .ME AJUDEM A FAZER O MUDO FALAR
    OBRIGADA

  18. Cara vlw mesmo era tudo que eu queria saber sobre como achar os drivers pelo Everest fiquei horas procurando e nao achei ^^ mais agora ja ta facil vlw ai rapaz brigadão.

  19. O que me aparece com um sinal de interrogação é “Controlador de armazenamento em massa” e eu não sei o que fazer??

    Preciso de ajuda…

    Abraço

  20. Oiii. Puxa eu baixei e talz .instalei. mais na hora de tocar na musica apareçe isso {

    Não é possível executar o arquivo porque há um problema com o dispositivo de som. Ele pode estar sendo usado por outro programa, pode não estar funcionando corretamente ou talvez não haja um dispositivo de som instalado no computador.}

    O que eu devo fazer?? por favor me ajude

  21. Bah no meu nao da :s, porque o meu é o windowns Vista, e nao axo nem um driver da placa mae Gigabyte GA- 945GCM-S2L que de no vista

  22. vcs poderiam me passar o download do meu driver de sem? eu nao estou achando e preciso urgente esse driver. o meu chipset e : SiS 648FX

  23. to com problema de placa de rede a minha placa mãe e pcchips a13g e meu chipse e amd hammer ddr2 imc e no everest n aparece la o ultimo do pci ali e no gerenciador de hardware e n sei o que pci

  24. pf me ajuda a axa meu drive de video e som
    ID da placa mae:12/27/2007-I945-6A89HG01C-00
    nome da placa mae:Gigabyte GA-945GCM-S2L
    pf me ajuda não itendo nada disso kkk

  25. como irei baixar e resolver meu problema, se ele não entra na internet justamente porcausa do drive… e agora?

  26. eu estou sem cd de instalação de som oq eu foço minha placa mae é asus

  27. em eu não consegui baixar o driver de som pro meu oc como eu faço minha placa mãe e uma philtronics numero da placa N68C-M chipset AMD K10 IMC me ajuda ai

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

