GUIA: Instalando Dispositivos IDEs

Eu participo de vário forums de discussão sobre Hardware. E uma dúvida que afeta a muitos iniciantes é a instalação de dispositivos IDEs, a colocação de seus Jumpers e a configuração no SETUP dos mesmos. Então, criei este guia para ajudar, você iniciante, que sonha em ser um engenheiro da computação, a dar os primeiros passos, instalando dispositovos IDEs.

PS: Este guia é para a instalação de periféricos IDEs, para periféricos SATA este guia não é válido.

comparativo-ide-sata-2

Os cabos IDEs são compostos por três encaixes fêmeas FISICAMENTE compatíveis, mas para que eles funcionem corretamente, a os dois encaixes que ficam próximos são usados para se conectar os periféricos, e o encaixe mais isolado é conectado na placa-mãe.

ide-cabo
A conexão IDE em uma placa-mãe é de fácil localização. São sempre encostadas umas as outras, e posicionadas perto do Chipset.

ide-conexao-placa-mae

Levando em consideração que em cada cabo IDE pode-se colocar 2 dispositivos, você pode instalar até 4 ou 8 dispositivos em seu PC.

Para todo dispositivo IDE, é necessário a alocação de um “status” para ele, que pode ser “Master” (mestre) ou “Slave” (Escravo).
A configuração de Master/Slave é feita através de “jumpers”, onde com uma pinça ou chave de fenda (para quem não tem unha boa), retiramos o jumper de uma posição e o colocamos em outra.

ide-jumper
Para fins de compatibilidade com alguns modelos de placas, colocamos o Master (MS) na ponta do cabo, e o Slave (SL) no encaixe do meio. Quando formos usar somente um dispositivo no cabo, ele tem de estar jumpeado como Master e tem de ser colocado na ponta do cabo (em algumas placas-mãe ele funcionará no encaixe do meio do cabo, mas seu desempenho será drasticamente reduzido).
Como deve ter notado, na imagem a uma cobinação de pinos a mais, a “CS” (Cable Select – De acordo com o cabo, na tradução adaptada), se setarmos os dois dispositivos como CS, o dispositivo da ponta do cabo será o MS, e o que estiver no encaixe do meio será o SL. Mas não recomendo usar o CS, pois alguns dispositivos/placas-mãe podem gerar conflitos.

Encaixado os cabos IDE e a jumpeação feita corretamente, conecte o cabo de energia. Abaixo uma foto do cabo. Este cabo só encaixa em uma posição, note que a parte superior do encaixe é arredondada, ao contrário da parte inferior.

ide-conector-de-energia
Após a fixação do cabo de energia, se os demais componentes da placa-mãe estiverem devidamente instalados, o computador já poderá ser ligado. Ao ligá-lo, pressione “DEL” durante o boot para entrarmos no SETUP da placa-mãe e configurarmos nossos dispositivos IDEs.
Acesse a primeira opção (Standart CMOS Features), uma tela parecida com a seguinte deverá ser aberta:

setup-standart-cmos-features

Note que em todos os campos onde temos “IDE…” estão listados os dispositivos IDEs instalados na máquina. Caso o periférico não esteja na lista, pressione F3 para redetectar os periféricos, se mesmo assim o dispositivo não aparecer, refaça este tutorial. Quando detectado o dispositivo, ele já estará pronto para ser usado.

Caso tenha alguma dúvida, ou esteja com algum problema relacionado ao HD, é só postar!

5 Respostas

  1. Vc sabe se existe algum adaptador SATA para IDE?
    Parabens pelo blog,

    http://www.seu-carro.com

  2. pelas andanças no google achei estes adaptadores, mas pelos preços é melhor comprar um HD ou placa-mãe nova…

    Como não entendi se o adaptador era para o dispositivo ou para a placa, procurei pelos dois:

    http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=SABR2000HV

    http://www.submarino.com.br/produto/10/21340276/?franq=184287

    Ahhhh e obrigado pelos elogios…
    Abraços…

    continue visistando… novidades estão por vir…

  3. Olá, se me permite a resposta a pergunta do “seu_carro”, existe um adaptador PCI com portas Sata, custa na faixa de R$ 150,00. Pelo preço, não penso vejo vantagem em adquirir.

    Em todo caso, aqui tem para vender:

    http://www.hardplus.com.br/2009/index.htm

  4. cara me ajuda . eu quero formatar meu porq ele ta com o lilux eu quero instalar o windows xp, eu nao consigo meche no setup eu queria q vc me ajudace a instalar o windows ?

  5. ai cara, muito legal esse post tava mesmo procurando isso a muito tempo, mas preciso que me diga se tanto faz o windows ser 7 ou xp?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: