GUIA: Formatando um Computador

Ainda me lembro de quando era criança, quando não sabia o que era um computador, e gostava de ficar jogando paciência o dia inteiro, também me lembro que quase todo mês o computador dava pau. Não ligava nem com reza braba, e sempre que o meu pai ia na assistência os “técnicos” diziam: “Tem que formatar”.
Mas afinal, o que é formatar? Tem como contornar essa situação? Neste post você vai descobrir que formatação não é um bicho que sete cabeças, e descobrirá como destruir formatar seu primeiro PC.

Os problemas que levam você a ter que formatar em um PC doméstico são muitos: Vírus (por acesso a sites pornôs ou downloads em p2p), desligamento incorreto, queda de energia, instalação de modificações no sistema que não conseguem ser revertidas, sem contar que, com o passar do tempo, os registros do sistema vão sendo corrompidos, o windows fica uma b#st# por si só. Então, nada melhor que uma formatação para resolver os problemas.

Vale lembrar que em qualquer situação, seja por travamento via vírus, travamento, por causa de outros inutilwares ou corrompimento do sistema, etc. existem maneiras de se recuperar os arquivos, na verdade, podemos recuperar alguns arquivos até mesmo depois do sistema formatado. Então, este tutorial a princípio, ensina-lhe somente a formatação em si, prossiga com as informações deste tutorial somente se você já se decidiu que a formatação é o melhor caminho a seguir.

Além dos materiais necessários para a formatação em si, é necessário ter em mãos alguns extras para a “pós-formatação”. O principal deles é o CD de drivers. Drivers são arquivos, que “ensinam” o processador a usar os componentes que estão na motherboard (saída de som, vídeo, placa de internet), os drivers são disponibilizados para download nos sites dos fabricantes dos componentes (não confunda fabricante com montadora).

Vale lembrar que sem os drivers, seu PC ficará sem som, a placa de vídeo não conseguirá desfrutar de todo seu desempenho (será usado um driver genérico do Windows para a placa de vídeo), e principalmente, SEU COMPUTADOR FICARÁ SEM INTERNET. Então tenha os drivers em um CD ou tenha outro computador com internet para poder baixar os drivers.

Eu aproveitei que tinha que formatar meu notebook para criar este tutorial. Na formatação foi utilizado o sistema operacional Windows Vista Premium Edition de 32 Bits. A foto abaixo mostra o requisito mínimo a se ter para iniciar uma formatação. E como pode observar, inicie inserindo o seu CD de instalação do Windows Original (ou Pirated Edition).
Formatação 01Assim que ligar o seu computador, na tela da BIOS, aperte Del, para entrar no Setup. No meu SETUP vá até a aba “Boot”, e depois em “Boot Device Priority” e escolher como primeiro boot (First Boot), seu drive de CDROM. Em bios que não são por abas, entre na segunda opção, e em “First Boot” selecione seu drive de CD.0203A modificação que fizemos no SETUP foi configurar o computador para que, antes de ler o HD com o sistema operacional (que seria o padrão), ele leia o CD. Então, para que isto ocorra, o CD já deve estar no leitor, só assim então, aperte o botão de salvar e sair (“Save and Exit”).
O computador será reiniciado, e antes de iniciar o sistema operacional, uma mensagem irá aparecer “Aperte uma tecla para iniciar do CD” ou “Press any key to start from CD”, você terá 5 segundos para apertar uma tecla, antes que o sistema operacional seja iniciado. Como queremos iniciar pelo CD, aperte alguma tecla, o software de instalação do CD será iniciado.
04Ao terminar de carregador os arquivos, clique em “Instalar Agora”.
05Vá seguindo as instruções que aparecerem na tela, se tudo ocorrer normalmente, um número de serial será pedido.
06Quando lhe for pedido o serial, você tem dual opções:
1-Enriquecer um dos homens mais ricos do mundo comprando um serial da microsoft por preços pornográficos.
2-Enriquecer seu bolso, deixando o serial em branco, para depois burlar o sistema de validação.
PS: Se você tem um serial do Windows (ou de qualquer outro programa) jamais o divulgue a ninguém, pois o mesmo pode perder a validade.

Após escolher a forma de ativação, vá prosseguindo com a instalação, até chegar em uma tela que lhe pergunta qual o tipo de instalação deseja fazer, escolha “Personalizada”.
07Uma tela como a seguir lhe será apresentada.

Nela lhe será mostrado as partições existentes no seu HD.
08Partições são como marcações em um terreno, você pode dividir seu terreno ao meio para construir (instalar) mais de uma casa (sistema operacional. Como podem observar no meu notebook tenho 3 partiçoes, na primeira, de 7,8GB, tenho instalado o WinXP, na de 19.5GB tenho o Windows Vista, e na última, de 84,4GB tenho a partição que guardo meus arquivos.
No meu caso, irei deixar apenas uma partição cobrindo o HD inteiro, para isso, aperto o botão “Opções de unidade”, excluo as 3 partições. Uma tela parecida com a seguir será apresentada quando o computador não tiver mais partições.
09Clique em novo.
Agora aparecerá uma caixa com a quantidade de MBs que você deseja ter na nova partição, como quero que a partição ocupe todo o HD, deixarei o máximo disponível, 111,8GB.
Para que a partição fique pronta para receber o sistema operacional (e qualquer outro arquivo, como músicas, vídeos, jogos), temos que formatá-la, então, aperte o botão para tal (“Formatar” – Por isso que os novatos pensam que formatar é reinstalar o sistema operacional, mas isto não é verdade, formatar significa preparar a partição para receber algum arquivo, dar formato a partição).
Clique em Avançar.

A partir de agora é por conta do próprio Windows, ele copiará, descompactará, instalará e configurará tudo sozinho.
Quando o computador for reiniciado, você já poderá retirar o CDROM que o Windows já foi instalado.

Após a instalação do Windows, não se esqueça da Instalação dos Drivers.

PS: Este tutorial pode ser utilizado para instalar qualquer versão do Windows Vista. Outros Windows NT (incluindo Windows XP) seguem o mesmo padrão, apesar do instalador ser em modo texto.

Para a formatação, recomendo cobrar entre R$30,00~R$80,00, este valor não é homogeneo, pois em cada região temos um padrão, fazendo a instalação de drivers gratuitamente.

Sei que o tuto não ficou dos melhores mais qualquer coisa é só perguntar, estou aqui para isso!

6 Respostas

  1. Ola canedo.
    Ho meu cumputador liga mais nao aparece nada na tela … fica sempre preto . oque vc haja que pode ser.?? abracos porto alegre.

  2. Você instalou algum software ou hardware novo em seu PC?

    Chega a aparecer a tela da BIOS/POST?

    Ele dá algum apito ao iniciar?

    Se ele não bipa (considerando que o cabo do speaker/power estão corretamente instalados), mas o cooler gira, o problema deve ser em um dos três principais componentes do PC:

    Processador, Placa-Mãe ou memória ram.

    Tente passar uma borracha escolar ou uma nota de real (qualquer valor, desde que seja papel moeda novo) nos contatos da memória ram, isso diminui a oxidação presente na memória.

    Agora, isto poder ser problema na alimentação do pc (improvável, mas não podemos descartar).
    Com um multímetro, verifica a tensão da fonte, veja se ela está liberando a tensão correta para o computador.
    Verifique se a chave 110/220 está no lugar correto.
    Verifique também a tomada, se ela está ok, pois ela pode estar liberando uma corrente menor que 110 ou 220.

    Se o cooler da placa mãe não gira, possivelmente será ou a placa mãe, ou a fonte que queimou…

  3. Gostaria de saber como faço para baixar os drivers para o meu pc, pois foi formatado e nao foi instalado os drivers ?
    O sistema operacional era Linux e agora esta com Xp e esta sem som.
    Qual o site que posso baixar e como instalar estes drivers e qual irei precisar ?
    Obirgado pela ajudar e aguardo retorno…

  4. Gostaria de saber onde consigo baixar o cd de instalaçao do xp já com SP3 incluídopois meu pc veio com o Xp de fábrica.

    Desde já,
    Agradeço

    Abraços

  5. vallew pelo tuto , blz de +, congratulations !

  6. vallew pelo tuto , felicidades !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: