ARTIGO: O Teclado QWERTY

O teclado QWERTY é o teclado mais comum do mundo. Desenhado por Christopher Scholes em 1968, seu nome provem das cinco primeiras letras que ficam no canto superior esquerdo…

A máquina de escrever de Sholes originalmente teria as teclas em ordem alfabétca. Cada uma acionava um pequeno martelo que continha o símbolo do caractere, que era pressionado contra a folha. Mas a velocidade do retorno do martelo era lenta, pois a única força que fazia-o voltar a sua posição original era a gravidade. Ocasionando que, ao escrever, os chocavam-se um contra os outros e a máquina travava. Ao invés de aperfeiçoar o dispositivo, Sholes decidiu criar uma outra distribuição de teclas para evitar este problema. Logicamente, o resultado foi que as letras mais utilizadas ficaram mais distantes uma das outras e em posições de mais difícil acesso. Ao que parece, não foi coincidência que todas as letras da palavra typewriter (máquina de escrever, en inglês) foram colocadas na mesma fileira do teclado, isto foi uma segestão de James Densmore, um empresário a quem Sholes pediu ajuda para desenvelver seu invento.

Sobre este layout de teclado, surgiu a máquina de escrever mais difundida no mundo, onde que em posição de descanço, os quatro dedos de cada mão se colocam sobre a fileira central das teclas. E para poder encontrar a posição sem ter que se olhar no teclado, as teclas correspondentes aos dedos de cada mão (F e J) geralmente tem alguma marcação em sua parte inferior (o mesmo ocorre com o 5 do teclado numérico).

Este layout de teclado se tornou popular aq]o que vários fabricantes começaram a adotá-la, fazendo com que, as pessoas encarregadas de digitar documentos já sabiam digitar em novos modelos de teclados.

O teclado QWERTY tem versões diferentes para diferentes idiomas. Em países, como a Alemanha, as letras “Y” e “Z” são invertidas. Na França e na Bélgica há mais mudanças e as primeiras seis teclas são as teclas AZERTY. A principal diferença entre o teclado padrão PT-BR (ABNT2) é a adição do “Ç”, e a mudança da localização de acentos e sinais de pontuação.

Existem outros layouts de teclado que parecem ser mais eficientes para a velocidade e precisão da digitação, assim como mais ergonômicas. Talvez a mais conhecida seja o Teclado Simplificado de Dvorak, patenteado por August Dvorak em 1936.

Traduzido e Adaptado do Blog Blochu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: