Help-Desk #1 – Problemas no Som

Hoje estou inaugurando a série Help-Desk. Ela se trata de detectar e corrigir os problemas mais comuns do computador. Não sei quanto tempo ela vai durar, mas penso que ela deve ser uma das mais longas do blog.
Para estreiar, irei postar os procedimentos que faço ao receber o pedido de ajuda de um cliente com problema no som do computador.

É importante observar, que devemos buscar pelas soluções mais simples inicialmente, e só depois partir para soluções que tomem mais tempo nosso, isso em uma assistência técnica movimentada é essencial, para que se posso atender o maior número de casos no menor tempo e com a maior qualidade possivel.
Sempre procuro colocar em uma ordem prática, mas não é necessário seguí-la, se achar mais fácil verificar os ítens que estão em baixo primeiro, sem problemas, o importante é não esquecer de verificar nenhum ítem citado.

  • Volumes do Sistema

Se players de mídia dão o sinal de que o som deveria estar saindo perfeitamente, verifique o volume do som no sistema, veja se não há nada “mudo” ou com o volume “0”. O caminho para acessar o gerenciador de volume é:

Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Entretenimento > Volume

  • Cabeamento e Pinagem

Algo que acontece muito é mouse/teclados PS/2 entortarem algum pino na hora do encaixe, eu mesmo já fiz isso muitas vezes, e sempre aparecem clientes com problemas na caixa de som por causa disto. Verifique a pinagem, se necessitar, use um alicate de bico para desentortar caso necessário. Aproveite e verifique se o cabeamento está em condições aceitáveis.

  • Falta de Drivers

Se o player de música exibir uma mensagem de que não há dispositivos de som instalados no sistema, verifique se os drivers estão instalados corretamente.
Caso não saiba verificar os drivers, utilize este guia.

  • Drivers com Problemas

Não é raro casos em que problemas com memória RAM, travamentos ou desligamentos incorretos possam causar problemas com o registro do windows ou com os drivers. Caso o player detecte corretamente o dispositivo, você já tenha verificado o volume do sistema, e os drivers aparenetemente estão ok, tente desinstalar os drivers e instalá-los novamente e utilize o CCleaner para limpar os registros de seu computador.

  • Configuração na BIOS

Verifique se o dispositivo de som (seja on ou off board) está ativado, e devidamente configurado na SETUP da placa-mãe.

  • Teste outra caixa de som

Teste outra caixa de som para ter certeza de que é a caixa de som e recomendar a troca.

Este guia resolveu seu problema? Tem alguma sugestão, crítica ou comentário a fazer? Deixe um comentário!

Uma resposta

  1. Olá ! Meu pc depois que veio do concerto ele veio sem som, fui ver ele estava sem o driver, procurei procurei e achei o drive e instalei corretamente. Mas aii depois meu player ainda acusava sem driver. Depois de alguns dias eu fui mecher no fio da caixa de som que liga no pc eu tive que fazer uma troca, em vez de ficar no verde tá no rosa. E ainda de vez enquando ainda não pegava. Baixei o XP Codec Pack 2.4.8 e não adiantou muito não.

    Se possivel tem como me ajudar ? Será que é algum problema dentro do pc. ou sei lá.

    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: