Post de Quinta (Categoria) #2 – Dia do Natal, Você Ganhou um MPx?

A cerca de onze anos surgiu um dos aparelhos que iriam revolucionar o mundo do entretenimento, o MP3 Player.
O primeiro mp3 player tinha capacidade de 32MB (cerca de 9 músicas), mas esta capacidade logo foi quebrada, surgindo MP3 Players com muuuuuuita capacidade.
Mas ao longo do tempo foram surgindo mp4, mp5, mp6… temos até mp11! Uma avanço da tecnologia ou uma jogada do mercado?
Então, não se alegre com o seu MP23,5 antes de ler este post!

Tudo se iniciou com o MP1, que não é nenhum aparelho eletrônico, e sim a abreviação de “MPEG-1 Layer I” um formato de arquivo que comprimia (pouca coisa) o áudio e o vídeo de um arquivo. Não foi muito popular, como seu sucessor, o MP2 (MPEG-1 Layer II).
O sucesso do padrão MPEG, veio com o MP3 (MPEG-1 Layer III) o formato foi o primeiro a conseguir uma taxa boa de compactação de áudio com uma excelente qualidade, então, logo surgiram aparelhos eletrônicos capazes de executar estes arquivos, estes aparelhos foram chamados de MP3 Players (Tocadores de MP3). Quase todos executam outros formatos de arquivo além do MP3, como WAVE e WMA.

Agora começa a confusão.

O formato MP4 (MPEG-4 Layer 14) realmente existe, é um formato de compressão de vídeo, que utiliza uma codificação própria para comprimir o vídeo e para o áudio, utiliza o padrão MP3 para a compressão. mas muitos dos primeiros MP4 Players (Tocadores de MP4) não exibiam arquivos MP4! O comércio associou a palavra MP4 a sinônimo de “Tocador de MP3 que Exibe Vídeo”, ou seja, os MP4 que eram vendidos, eram um reprodutor de MP3 que exibia algum formato de vídeo (como o AMV, que é muito ruim!). Ou seja, temos o cúmulo de “MP4 Players que não reproduzem arquivos em MP4”!

Tá, se muitos players de vídeo usavam o nome MP4 como forma de marketing, com o MP5 é pior!

Com o sucesso da mídia digital, o mercado não pode ficar de fora e foram inventando novas bugigangas tecnologicas, até que surgiu o MP5 Player (Tocador de MP5). Ele é uma maravilha! Além de tocar Mp3, MP4, ele tem camêra digital, a maioria das vezes ela (a câmera) é uma porcaria, só consegue captar a alma das pessoas, nada do rosto, mas ao menos tem câmera, o suficiente para aquele efeito de “Ei, o seu tem isso aqui??? Nããããããããão?! O meu tem!”. E o mais incrível, como o nome sugere, ele é um tocador de arquivos MP5! Mas só tem um problema nessa história… não existe o formato mp5 (assim como o formato mp6, mp7. mp8, mpx)! Ou seja, o nome MP5 é somente uma jogada de mercado, para os MP4 Players que tem uma câmera digital integrada.

Está confuso? Então, reflita bem, fique com a mente são, pois abaixo tem mais confusão!

O MP5 Player foi um sucesso! Então logo surgiram os MP6 Players (Tocadores de MP6 – lembre-se, não existe o formato MP6). Eles eram uma maravilha, além de todas as capacidades citadas abaixo ele também aceita um CHIP SIM (chip de celular), e faz/recebe chamadas! Ou seja, um único aparelho reproduz .mp3, .mp4, tem câmera digital (ruim) e ainda tem a função de celular! Isto é uma maravilha! Isto é um MP6! Ou isto é um celular?

Meu celular N80, o N95 do meu pai, o V6 da minha mãe também fazem chamadas, executam esses formatos de arquivos, tem câmera digital. Ou seja, eu tenho um MP6 e nem sabia! Pois é… não existe diferença entre um MP6 e um celular! Aliás… existe sim… a qualidade! Eu não importo de pagar mais caro pelo meu N80 sabendo que vou ter uma garantia 300% maior e melhor (1 ano do celular contra 3 meses do MP6), vou ter um suporte muito bem preparado (Ou quer comparar o suporte da Nokia, Motorola, com o de uma empresa que ninguém conhece?), sem contar que um celular tem muitas mais funções, como acessam a internet via WiFi, Enviam SMS, tem um software mais avançado (Symbian neles!) tem agenda telefônica, despertador, calculadora, tem bluetooth…

Falando em Bluetooth, alguns MP6 também tem bluetooth, mas aí não se chamam MP6, e sim MP7! Ou melhor, alguns MP7 são um MP6 com bluetooth, outros são um MP6 com compartimento para 2 chips, ou um MP6 com touchscreen. Bem, a bagunça do MP7 em diante é geral, cada vigarista fabricante opta por uma nomenclatura diferente, então para saber as funções que o aparelho eletrônico tem, só mesmo lendo suas especificações.

Mas aí você pode me dizer “Não, mas o meu MPx é de marca! Ele é mais confiável que os outros!”

Então, ele veio com Nota Fiscal? Você já verificou no site do fabricante se ele fabrica aquele modelo de MPx? Ele tem número de série?

Me digam, uma coisa, vocês conseguem notar alguma diferença entre esse MP3 falsificado da Sony e este da Foston?

Bem, fica aqui meu recado, cuidado com o que ganharam/ganharão no dia de hoje.

PS: Post escrito dia 19/12 e agendado para dia 25/12

2 Respostas

  1. […] ele também aceita um CHIP SIM (chip de celular), e faz/recebe chamadas! … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  2. […] Post: Post de Quinta (Categoria) #2 – Dia do Natal, Você Ganhou um MPx? […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: