Help-Desk #4 – 20 Mitos Sobre Os HDs

MITO 1 – FORMATAR MUITAS VEZES O HD PODE CAUSAR FALHAS.

Para simplificar, formatar o HD não reduz sua vida útil. Esse é um mito popular, mas como eu disse não passa de um mito.
O ato de formatar não é muito estressante para o HD. As cabeças de escrita e leitura não tocam a superfície dos pratos, então só ocorrerão danos se houver algum choque físico no HD durante a operação. Você pode formatar seu HD 20 vezes por dia, todo dia, que ele não estará sujeito a mais falhas do que outro HD qualquer.

Mito “detonado”

MITO 2 – FORMATAR UM HD PODE CAUSAR DEPÓSITOS DE POEIRA OU OUTRAS PARTÍCULAS, PODENDO FORMAR SETORES DEFEITUOSOS ( BAD BLOCKS )

Formatar o HD não causa nenhum depósito de nenhum tipo de partícula nos pratos. O interior do HD é um ambiente selado, então há pouquíssima poeira. Mesmo que houvesse poeira, por que o ato de formatar depositaria alguma coisa nos pratos?

Mito “detonado”

MITO 3 – FORMATAR O HD PODE GASTAR A AGULHA

A formatação de HD’s é feita de forma contínua. Isso significa que ela é feita seguindo uma ordem. Por exemplo: setor 500, setor 501, setor 502, etc. Há um movimento muito pequeno das agulhas. Portanto formatar o hd não causa desgaste na agulha.

Mito “detonado”

MITO 4 – DESFRAGMENTAR O HD PODE CAUSAR DANOS A AGULHA.

Isto é de fato, o contrário da verdade. Desfragmentar o HD involve muita procura, já que o HD faz o rearranjo dos dados de maneira contínua. Isto permite que as cabeças de escrita e leitura possam ler grandes quantidades de dados sem procurar por todos os pratos.
Entretanto,após a desfragmentação, o HD não precisa mais procurar por todos os pratos pelos dados. Isto reduz a necessidade de movimentação constante da agulha e aumenta bastante a performance de leitura e escrita.
Você poderia dizer que desfragmentar o HD desgastaria as agulhas, mas na verdade, desfragmentar o HD reduz a necessidade de movimentação constante da agulha por todos os pratos, e isso, é claro reduz o desgaste das agulhas.

Mito “detonado”

MITO 5 – SE O HD TEM SETORES DEFEITUOSOS, FORMATAR PODERÁ CAUSAR O APARECIMENT0 DE MAIS SETORES DEFEITUOSOS

Se o HD possui setores defeituosos, então com certeza o número de setores defeituosos aumentará com o passar do tempo.
A razão pela qual formatar aumenta o número de setores defeituosos se deve ao fato de que quando o HD é formatado, revela-se novos setores defeituosos. Não se esqueça de que quando o HD é formatado, a ferramenta de formatação procura e revela os novos setores defeituosos.
Então, formatar não aumentará o número de setores defeituosos, apenas revelará o que está acontecendo.

Mito “detonado”

MITO 6 – BAIXAR MUITA COISA DA INTERNET PODE REDUZIR A VIDA ÚTIL DO HD

Baixar arquivos da Internet não reduz a vida útil do HD.
Lembre-se, o HD está continuamente trabalhando, mesmo quando não está lendo/escrevendo. Enquanto ligado o HD poderá falhar tanto em idle como lendo/escrevendo.

Mito “detonado”

MITO 7 – ENERGIA INSUFICIENTE OU CORTES DE ENERGIA PODEM CAUSAR SETORES DEFEITUOSOS

Energia insuficiente ou cortes de energia não criam setores defeituosos no HD.
Quando não existe energia suficiente ou cortes de energia, os atuadores automaticamente estacionam as cabeças, então não há risco das cabeças baterem nos pratos causando setores defeituosos.
Então, não há possibilidade de falta de energia causar setores defeituosos.

Mito “detonado”

MITO 8 – FONTES DE ENERGIA DE BAIXA QUALIDADE PODEM MATAR LENTAMENTE O HD

Fontes de energia de baixa qualidade não irão matar lentamente o HD. Se a fonte “fritar” e mandar um pico de corrente para o HD, o HD queimará na mesma hora.
Se a fonte não puder prover energia suficiente, o HD não irá funcionar corretamente ou simplesmente não funcionará de jeito algum.

Mito “detonado”

MITO 9 – SE O HD FICA LIGANDO E DESLIGANDO, ISTO SE DEVE AO FATO DE QUÊ A FONTE AS VEZES TEM ENERGIA SUFICIENTE, E AS VEZES A FONTE NÃO CONSEGUE ALIMENTAR O HD, CAUSANDO DESLIGAMENTOS

Se houver uma queda de energia ou se não houver energia suficiente para alimentar o HD, ele desligará causando o travamento do computador. Mesmo que a energia seja restaurada, o HD não irá voltar a funcionar como se nada tivesse acontecido. Você precisará reiniciar o sistema.
O ato de desligar e ligar é na verdade um sintoma do processo de recalibração do HD.

Mito “detonado”

MITO 10 – A CABEÇA ESTACIONANDO PODE SER A CAUSA DE ESTALOS VINDOS DO HD

Isto pode ser tanto um sintoma da recalibração térmica do HD, como também de batidas da cabeça nos pratos.

Mito “detonado”

MITO 11 – OS ATUADORES DA CABEÇA SÃO ACIONADOS POR UM MOTOR QUE PODE FALHAR DEVIDO AO USO EXCESSIVO

Atualmente os atuadores da cabeça não são acionados por nenhum tipo de motor.

Sim, no passado, os atuadores eram alimentados por um motor. Mas atualmente os atuadores usam um sistema eletromagnético que move as cabeças.

Então se os atuadores não são alimentados por motor algum, como esse motor poderia falhar?

Mito “detonado”

MITO 12 – O ATO FREQUENTE DE ESTACIONAR AS CABEÇAS DE LEITURA/ESCRITA PODERÁ DANIFICAR O MOTOR

Veja o mito 11 sobre o motor dos atuadores.

Note que o ato das cabeça estacionar ocorre automaticamente quando a alimentação é cortada. Não é um processo ativo.
Os atuadores da cabeça tem um sistema que os mantêm no lugar. Quando há energia, os atuadores se movem de maneira tensionada. Quando há queda de energia, os atuadores se retraem automaticamente.

Portanto, mesmo que os atuadores fossem acionados por um motor, o ato de estacionar as cabeças nunca causaria falhas nesse motor.

Mito “detonado”

MITO 13 – O HD SÓ SE MANTÊM GIRANDO QUANDO ELE PRECISA LER/ESCREVER DADOS. ELE DESLIGA QUANDO ESTÁ EM REPOUSO

Na verdade, os pratos giram o tempo todo, a menos que seja selecionado o sistema de redução do consumo de energia do HD após um tempo sem usá-lo.

Mito “detonado”

MITO 14 – É MELHOR DESLIGAR O HD QUANDO PUDER PARA EVITAR DANOS AO MOTOR

Normalmente, os pratos começam a girar quando o sistema é iniciado e ficam girando o tempo todo. O ato de começar a girar é o mais desgastante para o motor. Manter a velocidade do giro requer bem menos esforço.

Se os pratos pararem de girar e você precisar ler/escrever alguma coisa, o HD precisará retomar a velocidade de trabalho antes que se possa ler/escrever.

Portanto, é melhor manter o HD funcionando o tempo todo para uma melhor performance e para reduzir o desgaste do motor.

“Mito detonado”

MITO 15 – CORTES DE ENERGIA NÃO PROGRAMADOS PODEM CAUSAR SETORES DEFEITUOSOS

Setores defeituosos não são causados por cortes repentinos de energia.

Isto poderia acontecer antigamente quando era necessário estacionar as cabeças antes de desligar o computador. Hoje em dia, os atuadores estacionam automaticamente as cabeças sempre quando a energia é desligada.

Então não há risco de quedas de energia causarem setores defeituosos ( bad blocks )

Mito “detonado”

MITO 16 – ALGUNS SETORES DEFEITUOSOS SÃO VIRTUAIS E PODEM SER REPARADOS AO FORMATAR O HD

Não existem coisas como setores defeituosos virtuais ou físicos.

Um setor defeituoso é um setor que não pode ser escrito ou lido de maneira correta. Isso se deve a problemas de mídia corrompida ou a um dano físico. Setores defeituosos não podem ser corrigidos por nenhum software, nem por formatação. Porém, existem empresas no mercado que recuperam setores defeituosos por meios físicos, mas devido ao alto custo não sei se valeria a pena.

Mito “detonado”

MITO 17 – NÃO HÁ MOTIVO PARA SE PREOCUPAR COM SETORES DEFEITUOSOS POR QUE ELES SÃO APAGADOS AO FORMATAR O HD

Verdade, formatação de baixo nível pode substituir setores defeituosos por setores bons usando setores reserva que existem em todos os discos.

Entretanto, a performance diminui porque as cabeças tem que procurar pelos setores reservas. O número de setores reservas é limitado.

Setores defeituosos são um sinal de que há alguma coisa errada com o HD. Mesmo que tenha sido devido a uma única batida da cabeça, isso pode ter deixado restos de fragmentos nos pratos ou uma cabeça danificada. As partículas podem causar arranhões e/ou erosões em outras partes do disco e uma cabeça danificada pode perder sua aerodinâmica e ficar mais vulnerável a problemas futuros.

Em outras palavras, se você tem dados importantes, o certo à fazer seria salvar os dados em outro disco e substituir o HD assim que setores defeituosos começarem a aparecer. o HD pode até funcionar por muito tempo sem o aparecimento de novos setores defeituosos, mas o risco existe e não deve ser ignorado.

Mito “detonado”

MITO 18 – DEVE-SE FORMATAR O HD TODO MÊS PARA AUMENTAR A PERFORMANCE

Formatar o HD muitas vezes em curtos períodos não aumenta a performance do mesmo.

Se você perceber uma redução significativa de performance no HD após alguns meses, se deve ao fato de que os dados armazenados se tornaram tão desfragmentados, que as cabeças tem que procurar por todo o disco ao ler/escrever dados.

Tente desfragmentar seu HD em vez de formatá-lo.

Mito “detonado”

MITO 19 – O HD SÓ PODE SER INSTALADO EM POSIÇÃO HORIZONTAL

HD’s podem ser instalados em qualquer posição; horizontal, vertical, até mesmo de cabeça pra baixo.

Mito “detonado”

MITO 20 – PARA SE USAR UM HD NA POSIÇÃO VERTICAL, DEVE-SE PRIMEIRO FORMATÁ-LO NA POSIÇÃO VERTICAL

HD’s trabalham em qualquer posição. não é necessário reformatá-lo para trocar de posição, seja ela qual for.

Mito “detonado”

Original: Adrian Wong

3 Respostas

  1. […] Post:  Help-Desk #4 – 20 Mitos Sobre Os HDs […]

  2. Contra fatos não há argumentos. Quem sabe, sabe, quem não sabe aprende. Obrigado.

  3. Boa tarde, Sou leigo na área, por isso peço paciência caso eu fale alguma bobagem. Acho que este não é o post adequado à minha dúvida, mas gostei da didática do autor. Tenho um HD marca SEAGATE que foi de um notebook ACER, parei de usar o notebook porque o monitor pifou, mas o resto da máquina está íntegro, incluindo o HD. Pretendo comprar um case pra recuperar os arquivos contidos nele e depois usá-lo como um HD externo, mas gostaria de saber se é preciso alguma outra providência além de simplesmente encaixá-lo no case e tratá-lo cpmo um pen drive. Este HD tem um windows XP instalado e apenas uma partição, a prioridade é recuperar documentos que estão nele, portanto não posso formatá-lo logo de cara, se for o caso. A formatação é obrigatória? Ou posso botá-lo direto no case e ligá-lo no meu desktop, na expectativa de que o Window não surte nem finja que ele não está ali? Obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: